Post: O QUE É A DIETA CETOGÊNICA?

Existem muitas dúvidas sobre o que é a dieta cetogênica. A cetose, ou ceto, é um estágio natural do corpo que usa a gordura como fonte de energia ou invés da glicose. Para isso, na cetogênica, o objetivo é ter uma ingestão muito baixa de carboidratos, proteínas moderadas e muitas gorduras saudáveis.

Com isso, a meta é reduzir a ingestão total de carboidratos para menos de 50 gramas por dia, sendo que os carboidratos líquidos não podem ser mais altos que 20 gramas por dia. O foco é ter de 70% de gordura saudável, 5% de carboidratos e 25% de proteína.

Ao privar o corpo de glicose (principalmente a glicose derivada de carboidratos e açúcar), o corpo encontra outra fonte de energia: as cetonas. Com o deficit de carboidratos, o corpo usa a glicose armazenada do fígado e dos músculos. Após 3 ou 4 dias, a glicose armazenada no corpo se esgota, o hormônio da insulina diminui drasticamente e o corpo começa a usar a gordura como sua principal fonte de combustível.

Nesse processo, o fígado passa a produz corpos cetônicos, que quando se acumulam no sangue em um processo conhecido como cetose. A velocidade que isso ocorre varia de pessoa para pessoa, conforme a gordura corporal e da taxa metabólica de repouso.

A DIETA CETOGÊNICA É NORMAL?

Como bebês, todos nascemos em estado de cetose e assim permanecemos até começarmos a comer alimentos sólidos. O leite materno é quase todo composto de gordura! E sabemos que bebês que alimentam exclusivamente de leite nos primeiros meses possuem um desenvolvimento físico e mental maravilhoso, não é mesmo? 😉

Outra forma “natural” de entrar em cetose é quando fazemos longos períodos de jejum, programados ou não, como, por exemplo, durante o sono.

 

No estilo de vida cetogênico mudamos nossas fontes de combustível para o modo como nascemos: nos matemos quase inteiramente de gordura saudável.

 

Além da perda de peso, as pessoas cetogênicas experimentam muito benefícios relacionados a qualidade de vida, como energia equilibrada, concentração mental, resistência física, melhor sono, mais foco, aumento da libido e uma série de outros benefícios à saúde, como prevenção, tratamento e cura de doenças crônicas.

PORQUE A QUANTIDADE DE PROTEÍNAS É BAIXA?

A quantidade de proteína na dieta cetogênica é mantida moderada em comparação com outras dietas porque comer muita proteína pode atrapalhar a cetose. O excesso de proteína no corpo é convertido em glicose por meio da gliconeogênese sendo armazenado como gordura em nossas células.

Porém, o baixo consumo de proteínas pode prejudicar o fortalecimento da massa magra e causar deficiências nutricionais. Por isso o consumo estabelecido é de que 25% das calorias diárias venham de proteínas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A CETOGÊNICA E OUTRAS DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO?

Existem muitas dietas que tem o baixo consumo de carboidratos com estratégias.

A dieta Atkins, super popular, acredita que a melhor maneira é consumir muito pouco carboidratos e muita proteína.

A dieta Paleo foca em comer principalmente alimentos naturais como frutas, vegetais, carne, peixe e aves, porem grãos ricos em carboidratos são proibidos. É também uma categoria de dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas.

A dieta Dukan é uma rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos sendo dividida em quatro fases. A duração de cada fase depende do objetivo e da evolução de cada corpo.

Em contraste, a cetogênica se diferencia pelo seu alto teor de gordura, com ingestão moderada de proteínas e muito pouco carboidrato.

Mas, lembre-se: a melhor dieta é aquela que você gosta e faz bem para o seu corpo!

 

 

  • Gostou desse conteúdo? Para mais sobre a Dieta Cetogênica, nos acompanhe da nossa página do Instagram por aqui.
  • Quer se juntar a Pretty and Proud Academy e mudar sua vida? Saiba mais sobre nossos programas aqui.

Lista de Espera