Post: SERÁ QUE EU ESTOU EM CETOSE?

A dieta cetogênica é bastante popular e conhecida como uma forma eficaz de perder peso e melhorar sua saúde. Quando feita corretamente, você entra em cetose, que é quando os níveis de cetonas no sangue aumentam, alterando o processo metabólico do corpo. Isso acontece porque o seu corpo para de trabalhar com a glicose, substituindo essa fonte tradicional de energia por gordura. Para garantir que isso aconteça, é necessária uma ingestão elevada de gordura, proteína moderada e baixo teor de carboidratos.

 

MAS, COMO VOCÊ SABERIA SE ESTÁ FAZENDO CERTO?

 

A primeira coisa é ajustar sua alimentação para que seja de boa qualidade com o consumo em quantidades certa de macronutrientes. Para garantir que esteja correto, é recomendando usar um monitor de aplicativo para carregar sua ingestão de alimentos.

Durante a dieta cetogênica, o organismo passa por muitas adaptações, o que demora um pouco e pode ser confuso. Pode até ser difícil saber se você está com cetose ou não! É normal essas dúvidas: não desista nem se assuste. 

 

Confira alguns sintomas que podem ser um sinal de que seu corpo está entrando em cetose:

 

  1. Gripe Keto: Esta é uma série de sintomas que algumas pessoas experimentam no início da dieta. Não é uma gripe de verdade, embora você tenha sintomas semelhantes, como fadiga, dor de cabeça, tosse, espirros, irritabilidade, mau hálito ou náusea. Esses sintomas desaparecerão em alguns dias! A gripe cetogênica faz parte do processo de adaptação do corpo e significa que seu corpo está preparado para produzir cetonas com mais facilidade.⁠
  2. Fadiga de curto prazo: é um dos sintomas do keto flu. Para reduzir o cansaço, misture alguns eletrólitos na água. A suplementação de magnésio e potássio também é uma boa opção.
  3. Mau hálito: relativamente comum, ocorre devido aos níveis elevados de cetonas. Pode ser um pouco desconfortável, mas é um bom sinal. Escove os dentes com mais frequência e ele irá embora. Se você decidir ter chiclete, certifique-se de que seja sem açúcar. 
  4. Perda de peso: A dieta cetônica é altamente eficaz para perda de peso. Esse emagrecimento geralmente ocorre em duas fases: logo no comecinho, com a eliminação da água armazenada nos carboidratos. Depois, o emagrecimento demora um pouco mais já que você começará a queimar gordura de verdade. 
  5. Redução do apetite: você notará que comerá menos e não sentirá tanta fome. É normal uma diminuição significativa da fome devido ao maior consumo de alimentos que saciam mais, como a gorduras e proteínas.
  6. Aumento de foco e energia: você começará a notar uma melhora significativa em seu foco, clareza, função cerebral e níveis de energia. Isso acontece porque as cetonas são uma fonte de combustível extremamente potente para o cérebro.
  7. Problemas digestivos: constipação e diarreia são efeitos colaterais comuns no início. Coma muitos vegetais saudáveis ​​com baixo teor de carboidratos. Além disso, um pouco de água + vinagre de limão e maçã será de grande ajuda.

 

Parece difícil e eu sei, mas assim que seu corpo se adaptar a cetose, tudo ficará maravilhoso! Segure o forte porque vale a pena.

É recomendável seguir esta dieta com um profissional experiente para ajudá-lo. 

Lista de Espera